Como manter uma boa saúde mental durante a quarentena?

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Quando vivemos uma pandemia, vivenciamos, em paralelo, mudanças bruscas em nosso estilo de vida, e isso provavelmente terá impacto em nossa saúde mental. Seja pela mudança de rotina, isolamento social, convivência “forçada” com pessoas em nossas casas, sensação de desamparo e incertezas, além de tantas outras situações envolvidas neste novo cenário. Sentimentos e emoções negativas podem emergir e acarretar a vivência de um sofrimento psíquico.

Medo, desesperança, ansiedade, depressão e outras emoções são comuns em contextos de crise, como a que estamos presenciando. Alguns respondem mais intensamente e negativamente que outros. Aliás, sentimentos e emoções são incontroláveis.

Por estes e outros motivos, devemos cuidar da nossa saúde mental. Para isso separei algumas dicas para te ajudar neste momento.

Mantenha contato com seus amigos e familiares

Sim, devemos ficar em casa, mas nada nos impede de manter contato com pessoas queridas por meio da internet. Utilize o WhatsApp, Hangouts ou Skype para realizar videochamadas e deixe de lado a solidão. O momento também é de união. Então, não se esqueça dos amigos e da família. Eles precisam de você, assim como você precisa deles. Que tal incluí-los na rotina com ligações diárias?

Cuidado com o excesso das notícias

Evite ficar o tempo todo conferindo o número de infectados pela doença e atualizando os sites de notícias para saber de tudo. Isso apenas te deixará mais estressado e ansioso. Se você já está informado sobre os perigos do vírus e já está fazendo a sua parte ficando em casa e colaborando com a higiene e os cuidados necessários, prive-se das notícias ruins.

Muito cuidado com as Fake News

Quando receber uma notícia, confira as fontes e por qual veículo ela foi vinculada. Informações falsas podem, tanto causar pânico e aflição na população, quanto gerar desinformação e atitudes inadequadas para o momento. Então, antes de compartilhar, verifique a veracidade dos fatos.

Pratique atividade física

Já sabemos a importância da atividade física. Mesmo com as academias fechadas, é possível manter uma rotina saudável com a prática de atividades físicas em casa. Hoje, temos pessoas sérias que podem auxiliar com algum tipo de atividade segura através do YouTube e do WhatsApp. Porém, busque previamente informações e orientações de um educador físico.

Mantenha uma boa alimentação

Seu corpo precisa de todos os nutrientes para conseguir se manter em boa condição física, ainda mais neste momento. A má alimentação pode afetar o sistema imunológico. Portanto, compre alimentos essenciais, como frutas, grãos, legumes e vegetais e evite excesso de carboidratos simples, como açúcar refinado, massas, pães e demais farináceos.

Descanse.

O descanso pode ser uma tarefa difícil para ansiosos e pessoas com insônia nessa quarentena. Ficar dentro de casa pode alterar nosso ciclo sono-vigília. Em alguns casos, essa mudança, junto com estresse e ansiedade, pode causar insônia. Procure definir com clareza os seus horários diários, principalmente o tempo do sono. O sono é uma parte importante neste momento, uma vez que ele fortalece nosso sistema imunológico. Então, vale cuidar direitinho dele.

Não se cobre tanto

Tudo bem se você não estiver conseguindo ser super produtivo. Sabemos que é um período difícil e que lidar com o estresse pode ser paralisante. Então, tire um tempo para você e saiba que não tem problema estar enfrentando dificuldades. O importante é não se deixar levar pelo medo e pela tristeza por muito tempo, buscar não alimentar esses pensamentos e torná-los ainda mais fortes. Lembre-se, também, que essas práticas vão te ajudar a melhorar esta situação.

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